quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O que se faz cá dentro!

Hoje apeteceu-me ser patriota, olhar para este país que cada vez mais é parecido com aquela substância castanha nas fraldas dos bebés, mas que tem muitas coisas boas e que são ignoradas. Tal como outras áreas, a música portuguesa, cantada ou não na nossa lingua "mater", está a crescer no que toca a qualidade. Nesse sentido coloco aqui algumas músicas que me ficaram na cabeça de artistas em ascenção, novos ou simplesmente velhos conhecidos que não nos podem deixar indiferentes na sua luta por um som melhor, dentro de uma industria por vezes viciada pelo sencionalismo de quem pensa que o português apenas ouve pimbas ou musica estrangeira.


Artistas portugueses aqui estão vocês...

Paulo Praça - (Diz) A Verdade



A simplicidade desta música fala por si. Com um pop-rock novo, uma invocação do amor, não nos deixa outra hipóteses senão pensar naquele amor que temos (é o meu caso... a ocultação deste facto seria a minha condenação eh eh eh... "Se te perguntarem por nós, sobre que coisas fazemos quando estamos juntos, diz a verdade, que deslocamos os cometas sem querer, as estrelas para desenhos e a lua garantindo o AMOR..."), que tivemos ou que iremos ter. Não sendo um novato nestas andanças, tendo projectos passados como os Plaza (Out on the Radio), Paulo Praça entra no mercado a solo pela primeira vez com um som bem português e fresco.


OIOAI - Jardim das Estátuas



Confesso que esta música entrou-me de uma maneira brusca no ouvido, pois a letra não me fez grande sentido ao inicio, mas a sua melodia fica no ar e depois de umas 3 vezes a ouvir na rádio, já cantarolava o que conseguia reproduzir. É um som que me faze lembrar sonoridades mais antigas dos nossos velhos conhecidos Xutos e Pontapés misturada com algum pop britânico dos anos 80. O resultado é o visto.


David Fonseca - The 80's



Com um curriculo de respeito, David Fonseca demonstra uma cultura musical bastante sólida, que começou a ganhar forma através dos Silence4, transportada para os seus trabalhos a solo como é demonstrado nesta bela melodia bem tipica dos 80's. Caracterizado por melodias algo melancólicas é óbvia a versatilidade de David Fonseca assim como o seu poder criativo para nos surpreender em cada um dos seus albums. Sendo um aficionado dos anos 80, a minha escolha representativa deste artista foi-me algo facilitada (sabe-se lá porquê) por um titulo apelativo.


Toranja - Carta



É talvez uma das músicas com a letra mais dificil de reproduzir mesmo para um português, mas melódicamente imaculada, com a voz singular de Tiago Bettencourt. Um single que lançou esta banda no mercado português e embora muitas vezes aproveitada para fins humoristicos, transmitiu uma grandeza ainda maior e uma publicidade fortuita que muitas querem mas não conseguem, por isso aqui está carta dos Toranja.


Jorge Palma - Encosta-te a mim



Não sou fã de Jorge Palma, posso até mesmo dizer que oi meu sentimento em relação a este artista anda num espectro oposto, mas não pude ficar indiferente a este novo single deste artista, que respeito, pelo que tenta fazer através da música portuguesa e por se manter fiel às suas raízes. Este é para mim um single merecedor de um prémio carreira e como tal dou aqui uma antecipação da glória no meu humilde blog.


João Pedro Pais - Mais que uma Vez



Aquele menino que a música transformou em Homem, que a televisão o deu à luz e que a força que investe nas suas músicas o transformou em um caso de sucesso. Um artista que merece o respeito de todos e que tem subido degrau a degrau no mercado nacional. Deixo-vos um dos muitos singles de muito sucesso, com tantos por onde escolher e sem razão especial deixo-vos "Mais que uma vez".


Da Weasel - Dialectos de Ternura



Uma nova geração de músicos traz-nos esta banda jovem, que transmite sons que não se ficam apenas pelo Hip-Hop fazendo uma das maiores bandas de sucesso actualmente, movendo não apenas os mais jovens mas também aqueles que compreendem o valor e a força da palavra transmitida pela "doninha portuguesa". Com singles fortes como "Tás na boa", ou "retratamento", deixo-vos o trabalho mais recente desta banda que cresce com a força da natureza entre "amor, escárnio e maldizer".


Xutos e Pontapés - Chuva Dissolvente



O ponto alto deste "post" vem com estes dinossauros do rock português, onde a extinção está longe de acontecer. Gerações nascem, crescem e morrem ao som de Xutos, com sons diversos e uma longa carreira os xutos não poderiam aqui falhar e com poucas palavras a dizer porque muita tinta já foi derramada dizendo o que já tinha de ser dito deixo-vos com o que melhor fazem... a sua música.


Em um momento de alguma inspiração deixo aqui o meu respeito pelo som nacional, sabendo que não foram todos mencioandos, que existe muito mais por ai e esperando que muito mais ai venha, trazendo ainda mais qualidade e diversidade a um povo que acredito estar mais receptivo e mais respeitador pela produção portuguesa. "As Armas, as armas"... contra a ignorância, cantar, cantar!


Powered by ScribeFire.

1 comentário:

quackquack disse...

Olá olá
Há muito tempo que não tenho notícias tuas... espero que esteja tudo bem.

Deixei-te um desafio no meu blog eheh (http://quackquackblog.blogspot.com)

Bjinhos